Vasectomia

A vasectomia, um método masculino de planejamento familiar, é uma cirurgia que tem o objetivo de promover a contracepção, ou seja, impossibilitar a gravidez da parceira, por meio da secção e ligadura dos canais deferentes, que são os condutores dos espermatozoides.

A vasectomia é feita em regime ambulatorial e não exige a internação do paciente. É realizada, na maioria dos casos, com utilização apenas de anestesia local. A sedação também pode ser oferecida para maior conforto caso o paciente desejar. São feitas apenas duas incisões muito pequenas em cada lado da bolsa escrotal. Ao final do processo de cicatrização as marcas na pele são quase imperceptíveis.

Esse método masculino de planejamento familiar de modo geral é indicado para homens que não desejam mais ter filhos, decisão que pode ser tomada em conjunto com a esposa. Além disso, pode ser feita quando há riscos à vida ou saúde da mulher no caso de uma gravidez. Conforme a Lei, a vasectomia só pode ser realizada em maiores de 25 anos ou, pelo menos, com 2 filhos vivos, desde que observado o prazo de 60 dias da manifestação da vontade e o ato cirúrgico. Um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deve ser assinado pelo paciente e pela cônjuge, quando possuir.

Entre as vantagens da vasectomia, estão a segurança do método, que é eficaz para evitar a gravidez, além de ser um procedimento mais simples que a laqueadura de trompas feminina. Depois do procedimento, e confirmação do seu resultado através do espermograma sem espermatozoides (azoospermia), não é necessário que a mulher utilize pílulas ou outros medicamentos anticoncepcionais. No entanto, é importante reforçar que a vasectomia não previne as doenças sexualmente transmissíveis, por isso, o homem precisa continuar usando preservativos caso não tenha uma parceira fixa.

O desconforto que pode aparecer durante o período pós-operatório é facilmente controlado com uso de medicamentos analgésicos e compressa de gelo no local. Nos primeiros dias, é comum que o homem sinta incômodo na região, principalmente nos testículos, mas trata-se de um desconforto passageiro.

É possível que o retorno às atividades normais aconteça após aproximadamente 3 dias, porém é preciso esperar cerca de uma a duas semanas antes de iniciar a prática de relações sexuais e atividades físicas mais intensas.

O efeito da vasectomia não é imediato, sendo assim, é obrigatório o uso de outros métodos contraceptivos durante 3 meses depois da cirurgia. Passado esse período, em que é recomendado que o homem tenha mais de 25 ejaculações, é necessário realizar um exame para contagem dos espermatozoides (espermograma), visando comprovar a eficácia do procedimento.

Tire suas dúvidas

Agende uma consulta com o
doutor joão caprini.

Dr. João caprini

UROLOGISTA
CRM 144.381| RQE 86.395

  • Graduação em Medicina pela USP (FMRP) – Ribeirão Preto/SP;
  • Residência Médica em Urologia pelo HC-FMRP-USP – Ribeirão Preto/SP;
  • Certificação em Cirurgia Robótica – Sistema da Vinci – Bogotá/CO;

Experiência em Cirurgias e Tratamentos Urológicos

Conheça melhor sobre as cirurgias e tratamentos feitos pelo especialista Dr. João Caprini