Hérnia inguinal
Cirurgia Robótica
A hérnia é caracterizada como a protrusão, ou seja, a saliência do conteúdo intraabdominal, que pode ser o tecido adiposo, alças do intestino grosso ou intestino delgado, através de um orifício ou de uma frouxidão na parede da região da virilha, que também é chamada de inguinal.
Pode ocorrer em um dos lados ou em ambos, de maneira congênita, logo após o nascimento, ou em qualquer fase da vida. Representa cerca de 75% da doença herniária no adulto, acometendo 13% dos homens e 2% das mulheres.
Além da fragilidade genética da estrutura do canal inguinal, outras afecções podem favorecer o surgimento deste tipo de hérnia, são elas condições que aumentam a pressão intra-abdominal, e merecem ser tratadas ou controladas em conjunto ou previamente a resolução cirúrgica do quadro da Hérnia. Essas causas são: Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB), Obesidade, Constipação Intestinal, Tosse Crônica (muitas vezes relacionada ao DPOC e tabagismo), entre outras.
A única forma de tratar a hérnia inguinal é por meio da cirurgia. A técnica robótica é uma ferramenta que possibilita ao especialista fazer este procedimento de forma menos invasiva e com maior segurança.
O Robô Da Vinci permite ao cirurgião realizar um procedimento efetivo, seguro e com bons resultados pós-operatórios. Possibilita a ampliação da visão do especialista, além de movimentos mais precisos e visualização tridimensional da região.
O procedimento realizado com auxílio do Robô Da Vinci é capaz de tratar a hérnia através de pequenas incisões. São descartados os grandes cortes na região, dessa forma, também eliminam as cicatrizes grosseiras que ficariam depois da cirurgia convencional.
Como a visão é tridimensional, o médico pode aumentar seu campo de visão, evitar tremores, balanços e realizar movimentos mais precisos. Na imensa maioria dos casos de tratamento de Hérnia inguinal, são utilizadas telas de acoplamento intracorpóreo para fortalecimento da área frágil da parede e minimizar riscos de recidiva do quadro.
O paciente tem também como vantagens menor dor pós-operatória e menor risco de sangramentos, uma vez que os cortes são muito menores do que em cirurgias convencionais, o que também garante um menor risco de infecção e recuperação mais rápida. Todo este conjunto de vantagem permite que o paciente retome suas atividades habituais precocemente.
Tire suas dúvidas
Agende uma consulta com o
doutor joão caprini.
Dr. João caprini
UROLOGISTA
CRM 144.381| RQE 86.395
- Graduação em Medicina pela USP (FMRP) – Ribeirão Preto/SP;
- Residência Médica em Urologia pelo HC-FMRP-USP – Ribeirão Preto/SP;
- Certificação em Cirurgia Robótica – Sistema da Vinci – Bogotá/CO;
Experiência em Cirurgias e Tratamentos Urológicos
Conheça melhor sobre as cirurgias e tratamentos feitos pelo especialista Dr. João Caprini