Câncer de próstata
Cirurgia robótica
O câncer de próstata é um tumor que afeta esta glândula, localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra (um canal que transporta a urina da bexiga ao orifício externo do pênis). Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens (após o câncer de pele, não melanoma) e o segundo que mais causa óbitos (após o câncer de pulmão).
Nos Estados Unidos, a cirurgia robótica é responsável pela grande maioria dos tratamentos cirúrgicos do câncer de próstata, com um crescimento exponencial em todo o mundo. O método possui resultados muito superiores, pela melhor visualização e precisão, possibilitada pelo Robô Da Vinci.
A cirurgia robótica, efetuada com auxílio do sistema robótico Da Vinci, possibilita várias vantagens tecnológicas, como a melhor visualização do procedimento, imagem de alta definição, com capacidade de ampliação e tridimensional (3D com ampliação da imagem em até 15x).
Como benefício, também há a eliminação dos mínimos movimentos indesejáveis da mão do cirurgião, que possibilitam movimentos refinados e com maior precisão e mais ergonomia ao cirurgião.
Além de todas as vantagens da cirurgia robótica, é importante mencionar que a habilidade do cirurgião e a sua experiência com a execução do método também devem ser consideradas para o êxito do procedimento.
A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva, por isso, proporciona menor agressão ao paciente, retorno precoce às atividades diárias, menor tempo de hospitalização, menor risco de incontinência e impotência e menor perda de sangue. O procedimento robótico conta com um recurso chamado “centro remoto” que minimiza os traumas das pinças na parede abdominal (mais uma vantagem que não existe na cirurgia laparoscópica pura), o que diminui muito a dor pós-operatória.
Por meio da prostatectomia robótica, os médicos são capazes de proporcionar ao paciente o tratamento oncológico melhor possível, com resultados funcionais muitas vezes superiores ao da cirurgia convencional. É importante enfatizar os benefícios de um procedimento minimamente invasivo e preciso, que podem também ser notados durante o período pós-operatório, uma vez que as incisões são as menores possíveis e realizadas em locais estratégicos de menor dano tecidual.
Tire suas dúvidas
Agende uma consulta com o
doutor joão caprini.
Dr. João caprini
UROLOGISTA
CRM 144.381| RQE 86.395
- Graduação em Medicina pela USP (FMRP) – Ribeirão Preto/SP;
- Residência Médica em Urologia pelo HC-FMRP-USP – Ribeirão Preto/SP;
- Certificação em Cirurgia Robótica – Sistema da Vinci – Bogotá/CO;
Experiência em Cirurgias e Tratamentos Urológicos
Conheça melhor sobre as cirurgias e tratamentos feitos pelo especialista Dr. João Caprini