Cálculo Renal

Cirurgia endoscópica a laser

Os cálculos renais caracterizam uma condição dolorosa, que é marcada pela formação de pedras, capazes de obstruir o sistema urinário. Também conhecida popularmente como pedras nos rins, estas, ao descerem pelos ureteres, podem impactar em pontos destes canais onde passa a urina.

Os ureteres são canais responsáveis por transportar a urina dos rins até a bexiga. Por serem muito estreitos, muitos cálculos formados nos rins podem parar e obstruir esses trajetos. A tentativa de expulsão das pedras e a dilatação dos ureteres e rins devido a obstrução pode gerar dor intensa.

Quando o cálculo é pequeno, geralmente é expelido de forma natural, por meio de hidratação e controle da dor com medicações específicas. No entanto, em caso de pedras maiores, podem ser necessários procedimentos para auxiliar no tratamento. O avanço da tecnologia possibilitou a realização das cirurgias endoscópicas, sem cortes, para tratamento dos cálculos urinários com o auxilio de laser, o que favorecem maior precisão e eficácia aos procedimentos. As técnicas endoscópicas para eliminação do cálculo renal são minimamente invasivas, inclusive em casos de pedras de maior tamanho.

Comumente, o paciente é liberado no mesmo dia do procedimento, possibilitando um rápido retorno às atividades diárias. Existem dois procedimentos endoscópicos a laser para tratar os cálculos renais e ureterais:

Ureterorrenolitotripsia flexível e Ureterolitotripsia semi-rígida.

Na ureterorrenolitotripsia flexível, uma câmera fina e flexível é inserida por meio da uretra, passa pela bexiga e chega ao rim, com o objetivo de identificar os cálculos renais. Posteriormente, é introduzida uma fibra de laser para pulverizá-los.

Por sua vez, a ureterolitotripsia semi-rígida também é feita pela uretra, com uma câmera, para tratar os cálculos ureterais. Também é utilizada uma fibra a laser, que é passada pelo aparelho para fragmentação dos cálculos.

Nestes procedimentos endoscópicos são utilizados, com freqüência, os cateteres duplo jota (“pigtail”). Esses “stents” têm como principais funções: desobstrução dos ureteres e rins, preparação dos mesmos quando é necessário uma segunda etapa para tratamento dos cálculos, e auxilio na cicatrização dos ureteres após as abordagens cirúrgicas.

Tire suas dúvidas

Agende uma consulta com o
doutor joão caprini.

Dr. João caprini

UROLOGISTA
CRM 144.381| RQE 86.395

  • Graduação em Medicina pela USP (FMRP) – Ribeirão Preto/SP;
  • Residência Médica em Urologia pelo HC-FMRP-USP – Ribeirão Preto/SP;
  • Certificação em Cirurgia Robótica – Sistema da Vinci – Bogotá/CO;

Experiência em Cirurgias e Tratamentos Urológicos

Conheça melhor sobre as cirurgias e tratamentos feitos pelo especialista Dr. João Caprini