Hiperplasia Prostática Benigna – HPB

Greenlaser

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também chamada de aumento prostático benigno, é caracterizada como um problema urinário comum que acomete os homens, principalmente aqueles com mais de 50 anos. Ou seja, esta relacionada com o envelhecimento.

A condição dificulta a capacidade de urinar, por estreitar a uretra na topografia da próstata, o que piora a qualidade de vida do homem. Trata-se de uma proliferação celular benigna, na zona de transição da próstata, comum no homem. A doença inicialmente, muitas vezes, pode ser tratada com remédios. No entanto, algumas situações exigem intervenção, como no caso de sintomas refratários a terapia medicamentosa, infecções urinárias de repetição, retenção urinária e presença de cálculo na bexiga.

Primeiramente, a cirurgia aberta foi a alternativa utilizada para tratamento da HPB. Posteriormente, a ressecção endoscópica passou a técnica de escolha, principalmente em próstatas <100g, sendo a cirurgia aberta mais utilizada para próstatas >100g. Porém, com o avanço da medicina, outras técnicas minimamente invasivas foram desenvolvidas, com capacidade de trazer benefícios intra e pós operatórios.

É o caso da ablação prostática com Green Laser, que consiste em uma abordagem local, endoscópica, por meio da uretra. Não há cortes e a técnica minimiza sangramentos, através da aplicação direta do laser no tecido prostático, possibilitando a vaporização seletiva e precisa do local.

O sistema Green Laser tem um comprimento de onda específico, visando atuar no tecido prostático. Dessa forma, é muito eficaz no tratamento da hiperplasia ou obstrução prostática. Toda a energia que é utilizada na próstata proporciona o seu aquecimento rápido, tendo como consequência a vaporização do tecido prostático excedente.

O procedimento é feito sob anestesia e com rápida recuperação e liberação do paciente. Não existe risco de impotência sexual. A cirurgia é minimamente invasiva e viabiliza o retorno precoce às atividades de rotina. Além disso, propicia uma segurança muito maior para os pacientes com doenças cardiovasculares ou com alto risco cirúrgico. Pacientes em uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários tem grande beneficio com esta técnica, por ser pouco invasiva, menor sangramento; portanto, mais segura.

Para próstatas >100g, atualmente oferecemos a técnica de Adenomectomia Robótica. Esta técnica consiste na retirada de todo o tecido prostático obstrutivo, com auxílio do robô Da Vinci. Tal técnica é realizada sem interferir na estrutura externa da próstata (sem interferir no esfíncter urinário e feixes vasculonervosos importantes na continência urinária e ereção respectivamente), permite grande êxito, melhora funcional da micção e, consequentemente, preservação da bexiga e dos rins.

Tire suas dúvidas

Agende uma consulta com o
doutor joão caprini.

Dr. João caprini

UROLOGISTA
CRM 144.381| RQE 86.395

  • Graduação em Medicina pela USP (FMRP) – Ribeirão Preto/SP;
  • Residência Médica em Urologia pelo HC-FMRP-USP – Ribeirão Preto/SP;
  • Certificação em Cirurgia Robótica – Sistema da Vinci – Bogotá/CO;

Experiência em Cirurgias e Tratamentos Urológicos

Conheça melhor sobre as cirurgias e tratamentos feitos pelo especialista Dr. João Caprini