Enucleação da próstata com laser (HOLEP)

Cirurgia a laser para “aumento de próstata”

A enucleação da próstata com laser (HoLEP), que também é conhecida como a cirurgia a laser para próstata, é o procedimento “padrão ouro” para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HPB), ou seja, o “aumento da próstata”.

Imagem-interna-Enucleação-da-prostata-Doutor-Joao-Caprini
O “aumento da próstata” é prevalente em homens após os 50 anos e é causada pelo crescimento da próstata e compressão da uretra, o que resulta em prejuízos à qualidade miccional (problemas para urinar) e, consequentemente, piora na qualidade de vida.

Nesta imagem, temos uma ilustração da hiperplasia benigna da próstata (HPB), mais precisamente de uma próstata saudável e uma próstata com a doença. Observe a segunda imagem, nela é possível entender a locação da uretra e como ela fica comprometida com o aumento da próstata.

Imagem-interna-Enucleação-da-prostata-Joao-Caprini

O que é holep?

Trata-se de um procedimento endoscópico realizado pela uretra que utiliza a aplicação de laser sob visão direta (endoscópica pela uretra e sem cortes externos) para enuclear, isto é, remover completamente o adenoma prostático, a porção interna da próstata por onde passa o canal urinário (uretra).

Atualmente, existem dois tipos de “laser para próstata”, ou seja, que podem aplicados neste procedimento: o Holmium (HoLEP) e o Thulium (ThuLEP), ambos com o objetivo de desobstrução completa da uretra prostática.

Portanto, pela completa remoção do adenoma da próstata (tumor benigno da próstata), a enucleação é um procedimento minimamente invasivo para tratar hiperplasia benigna da próstata e mais eficiente do que as demais abordagens endoscópicas, como a ressecção transuretral da próstata (RTU) e as ablações ou vaporizações da próstata (Greenlight laser e Plasma Button).

Por que o tratamento holep é mais eficaz que rtu e greenlight?

Esses métodos, a ressecção transuretral da próstata (RTU) e as ablações ou vaporizações da próstata (Greenlight laser e Plasma Button), removem apenas uma pequena parte do tecido prostático em contato com a uretra, sendo mais suscetíveis a dor local e recidiva precoce dos sintomas, já que o tecido remanescente pode crescer novamente e retornar os sintomas urinários.

Na Enucleação da Próstata com Laser (HoLEP e ThuLEP), além dos benefícios futuros de não haver a possibilidade de recidiva dos sintomas obstrutivos da HPB, NÃO HÁ CORTES EXTERNOS e a internação hospitalar tende a ser breve, com menor tempo de sonda vesical de demora e resultados mais efetivos após a cicatrização e recuperação completa.

Desta forma, dentro dos conceitos de urologia minimamente invasiva, este é o procedimento mais moderno, com maior avanço tecnológico e mais destacado nos congressos mundiais da atualidade. O HoLEP e ThuLEP representam uma inovação urológica, com grande efetividade e melhora da qualidade de vida dos pacientes com “aumento da prostata”.

Procedimentos endoscópicos como RTU e Ablações prostáticas geram abertura parcial da uretra prostática, mantendo parte do tecido do adenoma (tumor benigno), o que aumenta a possibilidade de recidiva futura e a necessidade de novos procedimentos. Em contraste, no procedimento de enucleação da próstata com laser (HoLEP e ThuLEP), o adenoma prostático é COMPLETAMENTE RETIRADO E ASPIRADO, resultando em uma abertura ampla e total da uretra.

Tire suas dúvidas

Agende uma consulta com o
doutor joão caprini.

Dr. João caprini

UROLOGISTA
CRM 144.381| RQE 86.395

  • Graduação em Medicina pela USP (FMRP) – Ribeirão Preto/SP;
  • Residência Médica em Urologia pelo HC-FMRP-USP – Ribeirão Preto/SP;
  • Certificação em Cirurgia Robótica – Sistema da Vinci – Bogotá/CO;

Experiência em Cirurgias e Tratamentos Urológicos

Conheça melhor sobre as cirurgias e tratamentos feitos pelo especialista Dr. João Caprini